A NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Alexandra Cristina Penassi de Lima – Pedagoga e Neuropsicopedagoga

A Neurociências, a Psicologia e a Pedagogia deu origem a uma nova ciência transdicisplinar: a Neuropsicopedagogia. Essa nova ciência vem para compreender as funções cerebrais no processo de aprendizagem, prevenindo problemas relacionados à aprendizagem e reabilitando crianças com dificuldades de aprendizagem. De acordo com (FONSECA, 2014, P.1)

[…] a neuropsicopedagogia procura reunir e integrar os estudos do desenvolvimento, das estruturas, das funções e das disfunções do cérebro, ao mesmo tempo que estuda os processos psicocognitivos responsáveis pela aprendizagem e os processos psicopedagógicos responsáveis pelo ensino”.

A área de conhecimento da Neuropsicopedagogia é voltada relevantemente para os processos de ensino e aprendizagem, avaliando as defasagens e reabilitando o indivíduo,  entendendo, inclusive como é o  funcionamento cerebral de cada criança. Para (RAQUEL ARAUJO, 2010, p.149).

Esses indivíduos não se desenvolvem fora dos contextos históricos, sociais, culturais, econômicos e educacionais, e o funcionamento do cérebro é justamente uma interação dos impulsos nervosos ao transmitir por meio das sinapses a liberação de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores.

No  processo cognitivo da criança estão agregados fatores psicológicos, biológicos e culturais,  necessitando sintonia  para alcançar o desenvolvimento esperado. Dessa maneira é importante entender que o cérebro é o órgão principal do sistema nervoso e  responsável pelo  processo de aprendizagem, daí a importância de se conhecer o funcionamento cerebral do ser humano.  Herculano-Houzel (2004), coloca que

Cabe ao neuropsicopedagogo avaliar as necessidades cognitivas do aluno, para que haja uma intervenção estimuladora e a possibilidade de entender como se processa o desenvolvimento de aprendizagem, com atividades diferenciadas, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada aluno no cotidiano escolar.

A  neuropsicopedagogia se apresenta como uma próspera ciência, pois  relaciona comportamentos, pensamentos, emoções, movimentos, dentre outros, proporcionando desenvolvimento integral e satisfatório à vida do indivíduo.

Referências 

AVELINO, Feitosa Wagner. A Neuropsicopedagogia no Cotidiano Escolar da Educação Básica. Revista Educação em Foco, ed. 11, 2019.
FONSECA, Vitor. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, Portugal. 2014.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004
RAQUEL ARAUJO, Do Valda Silva, et, al. Papel das Sinapses Elétricas em Crises Epilépticas. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jecn/v16n4/06.pdf Acesso em 09/dez./2020

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